A sustentabilidade das cidades e em particular a capacidade de adaptação face às alterações climáticas, assume-se como uma temática central nas sociedades actuais, tendo em conta nomeadamente os efeitos sobre o ciclo hidrológico e os riscos inerentes.
A acção de formação destina-se a apresentar as potencialidades de implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) (Nature-Based Solutions na versão anglo-saxónica) em ambiente urbano por forma a tirar partido dos múltiplos benefícios que oferecem.
A acção de formação inclui uma descrição das principais SBN aplicáveis em meio urbano, um enquadramento nas políticas europeias (incluindo oportunidades de financiamento), uma abordagem ao nível do planeamento regional e urbano, integrada na continuidade e coerência dos sistemas naturais urbanos, princípios de dimensionamento de NBS utilizadas para a gestão da água, apresentação da tecnologia e princípios de avaliação económica de coberturas e paredes verdes, assim como casos de implementação de sucesso em diversos municípios portugueses.
A acção de formação destina-se a fornecer uma visão abrangente e técnica das potencialidades de aplicação de SBN em meio urbano. Os formandos desenvolverão competências que permitirão selecionar diferentes tipos de SBN que permitem aumentar a resiliência das cidades relativamente à gestão da água, efeito de ilha de calor e outros benefícios adicionais.
Será abordado o enquadramento das SBN no planeamento urbano, princípios de concepção e dimensionamento das principais infraestruturas e metodologias de avaliação económica. Serão ainda apresentados alguns casos de estudo relevantes em Portugal.