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PAPERSU/BIORRESÍDUOS/MM – Recolha e Valorização

Coordenação

Prof. João de Quinhones Levy

Concluir os planos de acção (PAPERSU) até ao final de Novembro, é a tarefa que hoje têm nas mãos SGRU e municípios para alcançar as Metas de valorização e descarga em aterro. Não é fácil pois conforme números do RASARP, estamos longe das metas. A valorização do MM ronda os 25%, a dos biorresíduos não chega aos 10% e a descarga nos aterros continua acima dos 50%.
Os PAPERSU devem ter em conta a realidade de cada sistema e município, mas não devem descurar as experiências internacionais que deverão balizar as suas acções, por forma a evitar a repetição de erros e a encurtar o caminho para as metas.
A recolha selectiva trará custos adicionais num sistema que ainda hoje está desequilibrado, com os custos a ultrapassar o montante das tarifas. Tarifários PAYT são o conselho internacional, donde o cálculo do custo e os modelos tarifários farão parte do programa desta acção. Se a generalidade dos municípios tarda em implementar as medidas necessárias para a recolha selectiva dos biorresíduos e para a alteração dos tarifários para modelos PAYT, outros já iniciaram os passos necessários, pelo que a sua experiência certamente orientará o trabalho dos demais. Com este fim, convidaram-se os municípios da Maia e de Cascais, cada um com a sua metodologia. Sabendo que mais biorresíduos e menor contaminação traduzir-se-á num aumento significativo de composto e de biogás com impacte no tratamento, convidou-se a LIPOR a dar-nos conta dos êxitos e dos problemas.
A presente acção de formação incidirá sobre a recolha e valorização de biorresíduos e MM, analisando experiências nacionais e internacionais, identificando as suas vantagens e desvantagens para que cada cada Entidade Gestora possa seleccionar o modelo que melhor se adapte ao seu sistema. Esta acção será realizada no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, promovida pela FUNDEC, e terá a coordenação do Prof. João de Quinhones Levy.

Detalhes da Formação

30 e 31 Outubro 2023
9h30 às 18h00
14 horas
400€ + IVA 23% (492€)*
Almoço, estacionamento e coffee-break incluídos.
Presencial

Inscrição

Caso tenha alguma dúvida ou necessidade especial, não hesite em contactar-nos.

Caso o participante pretenda cancelar a inscrição, deverá comunicar a sua intenção à FUNDEC por e-mail (fundec@tecnico.ulisboa.pt), com uma antecedência mínima de 3 dias úteis, sob pena de pagamento de 50% do valor da inscrição.

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