A ação de formação de Tecnologias e Impactes da Mobilidade Elétrica tem a duração de 12 horas e encontra-se dividida em 7 módulos. Como introdução, a ação de formação aborda a importância da mobilidade elétrica como instrumento ao serviço das estratégias de mobilidade urbana das cidades, nomeadamente a sua contribuição para a descarbonização e sustentabilidade. Posteriormente analisa que soluções tecnológicas se encontram disponíveis no mercado dos veículos rodoviários ligeiros e pesados, nomeadamente veículos 100% elétricos, híbridos, plugin e a pilha de combustível a hidrogénio. Aborda os sistemas de carregamento, as suas tipologias e aplicações.
A ação de formação engloba um módulo que apresentará aos formandos metodologias que permitem estimar as emissões e consumos energéticos das diferentes soluções adotadas incluindo uma análise de ciclo de vida (Poço-à-Roda – Well-to-Tank) no que respeita às emissões de gases com efeito de estufa. Com base nestes conhecimentos assimilados os formandos analisarão um estudo de caso. A formação terminará com a análise de tendências futuras no mercado da mobilidade elétrica.
Através desta ação de formação, os participantes terão uma visão mais aprofundada das diferentes tecnologias de veículos elétricos (híbridos, híbridos plugin, 100% a bateria, a pilha de combustível a hidrogénio, …) e dos sistemas de carregamento (tipo de carregadores, tecnologias, potências,…). A formação visa, também, dotar os formandos da capacidade de quantificar impactes energéticos e ambientais da adoção de soluções de mobilidade elétrica.