Os materiais compósitos de fibra-polímero apresentam elevado potencial de aplicação em estruturas de Engenharia Civil, devido à sua leveza, não corrosibilidade, transparência electromagnética e elevada resistência. O elevado desenvolvimento tecnológico que se tem verificado na indústria associada a estes materiais tem permitido reduzir significativamente o seu custo. Adicionalmente, o desenvolvimento de regulamentação europeia para o seu dimensionamento, em particular, a futura versão do Eurocódigo 2, que incluirá o dimensionamento de estruturas de betão armado ou reforçado com compósitos de fibra-polímero, contribuirá para um aumento da utilização destes materiais no sector da construção. Neste contexto, é fundamental garantir uma formação sólida aos técnicos que pretendam actuar neste domínio.
O objectivo da acção de formação é dar a formação necessária para o dimensionamento de estruturas de betão armado com varões ou reforçadas com laminados e mantas em compósitos de fibra-polímero.
Na primeira parte, são apresentados os conceitos de base fundamentais sobre o comportamento de materiais compósitos de fibra-polímero (materiais constituintes, formas estruturais, processos de fabrico). É descrito o seu comportamento mecânico e o seu desempenho em termos de durabilidade.
A segunda parte refere-se ao dimensionamento de estruturas de betão armadas com varões de compósitos de fibra-polímero. Em particular, descreve-se e ilustra-se com exemplos práticos o dimensionamento em estados limite últimos e de serviço de elementos em flexão.
A terceira parte refere-se ao dimensionamento de sistemas de reforço (flexão, corte e confinamento) em laminados e mantas de compósitos de fibra-polímero para estruturas de betão armado.
Em particular, descreve-se e ilustra-se com exemplos de aplicação o dimensionamento
de sistemas de reforço à flexão, ao corte e para confinamento.