Esta ação de formação respeita à modelação dinâmica de sistemas de drenagem urbana, incluindo sistemas de coletores e instalações elevatórias, com ênfase na modelação matemática enquanto instrumento de apoio à decisão.
Nas últimas décadas, o aumento da concentração urbana em grandes aglomerados, a evidência da escassez de recursos e a dificuldade de cumprimento dos objetivos ambientais de proteção de meios recetores fez surgir novos “paradigmas” e exigências no domínio do saneamento, incluindo a necessidade de abordagens sustentáveis, com racionalização de recursos e otimização do desempenho, que requerem, frequentemente, o apoio de instrumentos de monitorização e de modelação. Neste contexto, assume relevância a modelação dinâmica do desempenho de sistemas de drenagem urbana, para controlo e redução de inundações e de descargas de poluentes nos meios recetores.
Atendendo às solicitações profissionais atuais, torna-se importante promover uma formação de carácter prático, com exemplos e casos de estudo a desenvolver pelos participantes, dedicado especificamente à modelação de sistemas de drenagem através do programa SWMM (Storm Water Management Model), desenvolvido pela EPA (US Environmental Protection Agency).
No âmbito desta ação de formação será abordada a conceção e o dimensionamento de componentes do sistema de drenagem, para controlo de inundações e beneficiação do desempenho dos sistemas existentes. Neste contexto, proceder-se-á à avaliação das condições do escoamento (caudais, alturas e velocidades) para diferentes solicitações do sistema de drenagem, com base em eventos pluviométricos reais. Divulgar-se-ão igualmente “novas” tendências do
saneamento, com vista à sustentabilidade dos sistemas de drenagem, incluindo
aspetos de operação e manutenção.