Os modelos de campos de tensões (MCT) / de escoras e tirantes (MET) são reconhecidos como de grande utilidade para o projecto de zonas de descontinuidade em estruturas de betão.
O processo de análise, verificação da segurança e pormenorização com recurso a este tipo de modelos encontra-se estabelecido em diversos documentos normativos actuais, mas a sua aplicação em projecto é frequentemente dificultada pela própria selecção e construção do modelo a utilizar, aspecto que será em particular analisado nesta acção de formação.
A introdução de níveis de aproximação (LoA – Levels of Approximation) nos modelos de campos de tensões permite a adequação do seu uso, desde modelos mais simplificados (apenas baseados em equilíbrio), até à utilização de modelos mais refinados (elaborados considerando a compatibilidade), consoante a complexidade e o objectivo do problema a analisar.
Para os modelos mais refinados recorrer-se-á a um programa de análise não-linear, cuja versão será disponibilizada para utilização dos participantes, que servirá de apoio ao desenvolvimento e avaliação de modelos de campos de tensões.
Contribuir para a utilização de modelos de campos de tensões / modelos de escoras e tirantes, no projecto de estruturas de betão.
Proporcionar formação específica no domínio da selecção, construção e avaliação de modelos.
– É estritamente proibida a captação de som e imagens (fotografia ou vídeo) durante a acção de formação.