O bom desempenho das ligações é um aspecto essencial no comportamento de estruturas de aço. Para atingir esse objectivo, importa conjugar conhecimentos sobre a concepção, o dimensionamento e a pormenorização das ligações. A acção de formação incide sobre cada uma destas componentes com base em exemplos relativos a casos importantes de ligações aparafusadas e soldadas, nomeadamente nós de vigas trianguladas, juntas viga-coluna articuladas e não articuladas (determinação da resistência e rigidez à flexão), juntas soldadas entre perfis tubulares e ligações das bases de colunas aos elementos de fundação, e ainda ligações com cavilhas.
A acção de formação é baseada no livro “Dimensionamento de Estruturas de Edifícios e Estruturas Especiais”, editado em Junho de 2020 pela IST Press, com o apoio da FUNDEC.
Dados relativos ao livro disponíveis aqui.
Apresentar princípios e regras importantes de concepção, dimensionamento (de acordo com o EC3-1-8) e pormenorização de ligações, aparafusadas e soldadas, em estruturas de aço, nomeadamente:
MÓDULO A ‒ Ligações aparafusadas e soldadas – aspectos gerais de concepção. Nós de vigas trianguladas com aparafusamento. Capacidade resistente de juntas viga-coluna (secções I e H): juntas articuladas e juntas resistentes a momento flector.
MÓDULO B ‒ Ligações das bases de colunas – resistência. Ligações com cavilhas. Rigidez à rotação de juntas viga-coluna e bases de colunas. Juntas soldadas entre perfis tubulares. Exemplos de verificação de juntas por software.
– É estritamente proibida a captação de som e imagens (fotografia ou vídeo) durante a acção de formação.