O papel desempenhado pela função compras nas organizações actuais, sejam elas privadas ou públicas, é determinante para o seu sucesso, uma vez que uma parte considerável (e crescente) dos produtos/serviços vendidos são adquiridos a terceiros. No entanto, a contribuição das compras não se limita apenas à obtenção do melhor preço de aquisição. As compras são também responsáveis pela obtenção de produtos/serviços de qualidade, inovadores e diferenciados. Por último, as compras são determinantes no impacto social e ambiental da organização, através da escolha de fornecedores adequados para o efeito e na participação e influência na gestão da cadeia de abastecimento. Deste modo, saber o que, como, quanto e quando comprar, hoje em dia, é decisivo para o alcance dos objectivos da organização, seja por via da redução de custos, ou por via da diferenciação da sua oferta.
O curso tem como objectivos:
– Explicar a importância da função compras numa organização;
– Identificar os seus contributos para responder aos actuais desafios do mercado;
– Apresentar boas práticas, ferramentas e modelos de gestão de compras;
– Apresentar boas práticas e modelos de avaliação de fornecedores;
– Identificar a importância dos stocks para a organização;
– Compreender a importância de uma correcta gestão de stocks;
– Dotar os formandos de ferramentas qualitativas e quantitativas “prontas a utilizar” para a correcta gestão e controlo de stocks.