A consideração das deformações impostas no contexto do dimensionamento das estruturas de betão continua, em geral, mal compreendido pelo meio técnico nacional.
Nesta acção de formação pretende-se apresentar as características da resposta do betão armado a deformações impostas e, face a isso, a apresentação das disposições a tomar para a verificação da segurança para estas acções actuando isoladamente ou em sobreposição com cargas verticais.
As disposições regulamentares, em particular dos Eurocódigos, são apresentadas e referidas algumas das suas virtualidades e debilidades.
Serão referidos os estudos de investigação mais recentes nesta matéria e apresentados casos da experiência profissional dos docentes para integração e melhor compreensão do tema.
As questões da pertinência da utilização ou não de juntas, e de que tipo, serão equacionadas neste contexto, abordando-se as estruturas de edifícios e de muros e tanques.
Com esta acção de formação pretende-se familiarizar os engenheiros civis, em especial os envolvidos em projecto, na construção ou na preparação de cadernos de encargos, para a forma de tratar eficazmente os efeitos das deformações impostas no projecto do betão estrutural.