As vigas de secção soldada constituem uma solução de grande aplicação no domínio das estruturas de aço, nomeadamente nas coberturas de grande vão e nos tabuleiros de pontes metálicas e mistas. Estas vigas apresentam diversas especificidades, tais como o nível de desempenho à flexão (por exemplo, utilizando secções da classe 4) e ao esforço transverso (estabilidade dos painéis de alma), a interação momento flector-esforço transverso e a resistência a cargas concentradas (resistência à encurvadura local). O curso incide nos princípios de concpeção deste tipo de elemento estrutural, e na exposição das regras de dimensionamento à flexão, ao esforço transverso e dos reforços transversais (com base nas disposições do EC3-1-5).
O curso é baseado no livro “Dimensionamento de Estruturas de Edifícios e Estruturas Especiais”, editado pela ISTPress com o apoio da FUNDEC.
Dados relativos ao livro disponíveis aqui.
O curso tem por objetivo principal ilustrar os princípios e regras importantes de concepção e dimensionamento de vigas de aço de secção soldada, nomeadamente quanto aos desempenhos à flexão (resistência de secções da classe 4) e ao esforço transverso (estabilidade dos painéis de alma), à interação momento fletor-esforço transverso, à resistência a cargas concentradas (resistência à encurvadura local) e o dimensionamento dos reforços transversais.