O estacionamento é, cada vez mais, um poderoso instrumento ao serviço da gestão da mobilidade urbana. Os principais “players” do ecossistema da mobilidade têm vindo a diversificar-se, tornando todo o sistema mais complexo, sendo o objetivo proporcionar soluções que sejam mais eficientes, quer na ótica do cliente, quer do operador. Complementarmente, as novas tecnologias, em particular digitais, vieram trazer uma nova dinâmica ao processo de planeamento, gestão, e operação dos sistemas de estacionamento que se pretendem cada vez mais integrados e desmaterializados. Face ao exposto torna-se relevante analisar e debater a temática da gestão do estacionamento nas cidades, nas suas diferentes dimensões.
A ação de formação tem como objetivo principal ampliar conhecimentos nas áreas de planeamento, implementação e gestão de sistemas de estacionamento à superfície. Para tal serão abordados os seguintes temas:
i) Gestão do espaço público e a importância do estacionamento como instrumento ao serviço de uma estratégia de mobilidade urbana;
ii) Dimensionamento, modelos de gestão e operação;
iii) Gestão operacional, nomeadamente no que diz respeito aos meios de pagamento, soluções de fiscalização e de monitorização;
iv) Análise de casos de referência nacionais e internacionais.
– É estritamente proibida a captação de som e imagens (fotografia ou vídeo) durante a acção de formação.