A avaliação de projetos de investimento e a afetação de recursos, em geral, são áreas de primordial importância no contexto da gestão das empresas privadas, ou das organizações e instituições dos setores público ou social, com ou sem fins lucrativos. Cada vez mais, a tomada de decisões tem de atender a múltiplos aspetos técnicos, económicos, ambientais e sociais, no contexto geral do desenvolvimento sustentável. Nos últimos anos, vários têm sido os avanços neste domínio em termos de métodos e instrumentos de análise, de software, e de referencial de avaliação. Neste contexto, a FUNDEC entendeu oportuno oferecer uma ação de formação, contemplando essas múltiplas valências.
Módulo 1 – Avaliação Económico-Financeira de Projetos
Este módulo aborda os principais aspetos da avaliação económico-social e financeira de projetos de engenharia, inerentes à decisão em contexto público ou privado. Exemplo de questões em análise: a avaliação de projetos depende da ótica do decisor? O que é a análise custo-benefício? Quais os pontos críticos na previsão de fluxos financeiros? Fluxos nominais e reais, qual a diferença das análises a preços constantes e a preços correntes? Porque é que a atualização torna a análise relativa? Quais as diferenças entre uma análise pré e pós-decisão de financiamento? Quais os aspetos relevantes a considerar na seleção entre projetos em diferentes contextos?
Módulo 2 – Avaliação Económico-Financeira de Projetos
Quando uma alternativa de decisão é melhor em certos aspetos, mas outra é melhor segundo outros critérios, por qual delas optar? O objetivo deste módulo é transmitir conhecimentos metodológicos e técnicos para ajudar a melhorar a tomada de decisões nas organizações públicas e privadas, na indústria e nos serviços, em problemas complexos de avaliação de projetos, de alocação de recursos e de tomada de decisão em grupo, envolvendo critérios múltiplos.